domingo, 23 de março de 2008

Encontrado cavalo-marinho de 16 milímetros, o menor do mundo


Cientistas disseram na sexta-feira ter encontrado o menor cavalo-marinho do mundo, após concluírem que não se tratava apenas de um filhote de uma espécie já conhecida.Com apenas 16 milímetros (0,64 centímetros) de altura, a nova espécie é menor que uma unha e vive em corais de águas tropicais do Pacífico ocidental, de acordo com Sara Lourie, bióloga da Universidades McGill que coordena o processo de identificação.

Os minúsculos animais marinhos de cor alaranjada já haviam sido vistos anteriormente, mas cientistas acreditavam ser filhotes de um tipo maior de cavalo marinho. A nova espécie é mestre em camuflagem, protegendo-se da ameaça potencial de turistas que fazem mergulho.

"Mergulhadores e fotógrafos amariam esses animais", disse Lourie, integrante do Projeto Cavalo-Marinho, grupo internacional que protege esse animais da pesca excessiva e da degradação ambiental.

Antes dessa descoberta, haviam 32 espécies conhecidas de cavalos-marinhos, mas alguns cientistas acreditam que esse número seja superior a 50. O resultado do novo estudo está publicado na última edição da Zoological Studies.

Um comentário:

Anônimo disse...

olaaa o blog esta muito giro mesmo .. axo que é a 1º vez que venho cá !! Bjoo se puderes passa no meu ;)