Existem diversos motivos para os gatos miarem. Pode ser para pedir comida, cafuné ou até mesmo na hora em que estão bravos. Na verdade, os gatos mostram os seus sentimentos através da emissão de alguns sons. Ou seja, o miado é considerado uma de suas formas de comunicação.
Desde pequeno é preciso tentar decifrar o que o seu bichinho está querendo dizer. Os recém-nascidos não são aptos a emitir todos os tipos de sons de um adulto. Esses sons são desenvolvidos ao longo do seu crescimento.
Já quando estão um pouco mais crescidinhos, mas ainda são filhotes, costumam emitir sons nas primeiras noites em que estão na nova casa onde vão morar. Os felinos estão acostumados a viver com os pais e irmãos e se sentem muito solitários quando são separados da sua família. Nesse momento, o ideal é tentar acalmá-los.
Existem vários tipos de miados com combinações infinitas. Acredita-se que se o gato faz um barulho curto quer dizer que está com fome ou com vontade de fazer suas necessidades. Já um miado fraco seria uma saudação. Os gatos que sentem algum tipo de perigo miam de uma maneira alta e rápida.
Para aqueles que estão na fase de acasalamento, o miado é muito forte e pode ser ouvido a grande distância.
Então, preste atenção no miado do seu gato. Com um pouco de tempo e treino você saberá desvendar o que ele está querendo dizer!
2 comentários:
Eu não tenho gatos mas adorei tudo desta enformãção.
pricipalmente quando eles fazem mial mial por mitas coisas.
tenho ocoração ,piqueno mas cabe todos que quizerem entra no meu coraçãozinho, bem piquinininho e os gatinhos são bem fofinhos esta esperando um fofinho com o meu coraçãozinho bem abertinho e quentinho egostozinho.
10 de maio de 2011 20;17
adotei um gato que tem 14 anos, ou seja, já tem seus próprios hábitos... só que ela mia muito, não me deixa dormir, e quando durmo, faz questão de me acordar... já não aguento mais. O que posso fazer?
Postar um comentário