sábado, 26 de julho de 2008

Dentes de roedores não param de crescer


Os dentes dos roedores estão sempre em crescimento. Animais como os hamsters têm um crescimento contínuo dos dentes. Para reduzir o crescimento e também desgastar seus dentes, os animais vivem roendo, daí vem a palavra roedor que significa aquele que rói. Quem tem esses bichos em casa como animais de estimação deve oferecer comidas duras como grãos e sementes e rações adequadas a cada espécie de roedor. Dessa forma, os animais não irão roer e nem destruir os objetos que estão na gaiola apenas irão desgastar seus dentes com os alimentos.

Cães se reconhecem cheirando a “traseira” do outro


Quem tem cachorro já deve ter reparado. Pode até parecer uma atitude estranha e um pouco embaraçosa, mas quando ele sai para passear e encontra seus amiguinhos, uma das primeiras coisas que ele faz é cheirar a “traseira” do outro animal. Mas qual é a razão para eles terem essa atitude?O cachorro possui duas glândulas próximas do ânus que liberam um odor que é responsável pelo reconhecimento entre os bichos. Ou seja, esse costume seria uma espécie de “olá” por parte dos cães. Também através do odor, o seu pet pode perceber medo, alegria e demais sentimentos dos outros animais.

quarta-feira, 23 de julho de 2008

Touro não tem problemas com a cor vermelha


Diferentemente do que se pensa, o touro não fica nervoso quando alguém agita um pano vermelho na sua frente. O problema não está na cor do pano, mas sim o fato de alguém ficar agitando uma capa em sua frente. Com o passar dos minutos ele começa a se enfurecer e parte para cima da pessoa. Se o toureiro fizesse os mesmos movimentos com tecidos de outras cores o efeito seria o mesmo, independente se as cores escolhidas fossem o verde, rosa ou cinza ou até mesmo outras.

Como as abelhas fazem barulho?


Ninguém agüenta aquele barulhinho chato do zumbir da abelha. Pior ainda se esse barulho estiver perto de nossas orelhas. Mas apesar do incômodo, você sabe de onde vem esse som que a abelha produz? O barulho é feito através da agitação de suas asas. Quando ela se movimenta com grande rapidez as asas produzem uma grande vibração no ar que se transforma em som e assim ouvimos esse barulho.

Baleias dormem por pouco tempo


Esses enormes mamíferos, apesar do tamanho, não gastam muito tempo com o seu descanso. As baleias dormem muito pouco durante o dia, apenas uma hora. Se fossemos comparar, os homens precisam dormir no mínimo cerca de oito horas por dia. Em relação a outros animais, como é o caso da preguiça, percebemos como as baleias realmente dormem pouco. As preguiças perdem cerca de 20 horas por dia em seu sono.

segunda-feira, 21 de julho de 2008

Filhotes da foca não gostam de água


Quando ainda são filhotes, as focas não gostam de entrar na água. Os animais ficam muito nervosos e manhosos. Apesar de serem excelentes nadadores ainda quando novos não gostam de água e inclusive sentem medo. Para perderem esse grande pavor, suas mães têm um papel fundamental. Elas precisam ter grande paciência para que os filhotes possam nadar livremente. No início é necessário que mostrem que nadar não oferece nenhum perigo. Estando sempre ao lado dos pequenos, em pouco tempo, eles logo perdem o medo e a água torna-se algo habitual.

Você sabe onde ficam as moscas durante a noite?


Algumas moscas têm um período de vida muito curto, as vezes de apenas 24 horas. Em função disso, não vemos muitas moscas no período da noite. Geralmente elas nascem de madrugada, vivem durante o dia e nesse meio tempo aproveitam para se reproduzir. Porém, na noite seguinte, acabam morrendo. Já as espécies que vivem por mais tempo também dificilmente são vistas durante a noite. O motivo é simples: a maioria têm hábitos diurnos. Quando é noite aproveitam para descansar e ficam em frestas e em pequenos buraquinhos e só saem quando o dia amanhece.

Descubra como as borboletas tornam-se quase invisíveis


Para escapar de seus predadores, as borboletas têm um “truque” infalível. Para esconder as suas belas cores, elas colocam as asas verticalmente e juntas para que assim mostrem apenas o lado inferior, que não apresenta cores. Esse lado se parece muito com a cor das folhas das árvores. Dessa forma, ficam paradas nas árvores como se fossem uma folha e conseguem passar desapercebidas por seus inimigos que nem notam a sua presença.

quarta-feira, 16 de julho de 2008

Lagostim mantém água limpa


Os lagostins de água doce têm hábitos noturnos, ou seja, saem durante a noite para caçar e realizar suas outras atividades. Passam o resto do dia em buracos ou escondidos atrás ou embaixo de pedras. A alimentação desses crustáceos é baseada em pequenos animais aquáticos além de restos orgânicos levados pelas correntezas. Dessa maneira consegue manter as águas limpas, com boa qualidade e livres de restos orgânicos.

Toupeiras têm olhos sensíveis


Morando embaixo da terra, as toupeiras têm modos peculiares para poder viver. Seus pequenos olhos são quase imperceptíveis. São cobertos por uma pequena retícula térmica e uma capa de pelos, para evitar o contato com a terra e assim não deixar que os olhos fiquem irritados e apresentem problemas. Possui pouca capacidade de visão, pois onde vive não existe luz e para substituir esse sentido, o seu olfato é bem desenvolvido para poder viver no mundo subterrâneo.

Camaleão pode olhar para dois lugares diferentes


Esse pequeno animal possui uma incrível adaptação para poder sobreviver. Apresenta visão estroboscópica, permitindo assim que o réptil possa olhar para dois locais independentes através de seus olhos. Cada um de seus pequenos olhos fica no alto da cabeça e podem mover-se de maneira independente. Dessa maneira, o bicho consegue observar sua presa com um dos olhos e no mesmo momento verificar se o ambiente está seguro para poder dar o bote.

sábado, 12 de julho de 2008

Borboleta transparente


Esta linda borboleta da imagem é da espécie Greta oto predominante das montanhas da América Central. O tecido de suas asas possue uma transparência que se parece com vidro, causando um belo efeito e também não deixa de ser uma mecanismo de camuflagem.

Até que altura as aves podem voar?


Aves já foram vistas no alto do Monte Everest (oito mil metros de altura) e até mesmo voando paralelas a aviões!

domingo, 6 de julho de 2008

Existe algum animal que não bebe água?


O coala, mamífero marsupial presente na Austrália, é um dos animais que não bebem água. Nos primeiros meses de vida, o filhote, que nasce pouco maior que uma abelha, vive dentro de uma bolsa no abdômen da mãe. Ele se alimenta de leite e de uma secreção liberada pelo ânus materno. Quando o aparelho digestivoestá formado, o coala passa a ingerir folhas, ramos e brotos de eucalipto, chegando a consumir até um quilo de alimento por dia. Esses animais não bebem água porque seus pratos favoritos contêm todo o líquido de que precisam. Outros animais, como a garça, a girafa, o rato e certas espécies de coelhos, também são capazes de retirar dos alimentos toda a água necessária para a sobrevivência.

Qual o animal selvagem que mata mais gente no mundo?


Parece estranho....mas é o hipopótamo!Quando um hipopótamo abre sua bocarra, ele não está bocejando, e sim realizando um gesto de ameaça, exibindo seus longos e afiados dentes caninos que são capazes de partir um pequeno barco ao meio. O aspecto destes bichos pode passar uma falsa impressão de docilidade. Na verdade, os hipopótamos são animais destemidos e extremamente protetores em relação a seu bando e suas proles, e capazes de ataques muito agressivos. Hipopótamos são, incrivelmente, os maiores responsáveis pela morte de humanos por animais selvagens, tendo matado mais de 400 pessoas na África.

quarta-feira, 2 de julho de 2008

A menor égua do mundo


Com apenas 43 cm de altura, ela nunca será uma campeã de saltos. De fato, a égua é muito pequena, tão pequena que lutaria muito para pular por cima de um simples balde.Mas tais coisas são de pouca importância para Thumbelina, que foi reconhecida oficialmente como a menor égua do mundo.

terça-feira, 1 de julho de 2008

Por que o galo canta ao amanhecer?


Quando nasce o dia, ele canta bem alto para avisar ao galinheiro que continua vivo e no comando. O canto tem a função de assustar eventuais desafiantes e foi a forma que ele encontrou para controlar seu território. O galinheiro tem somente um galo porque se tivesse dois, apenas um sobreviveria à luta pela liderança.

Por que os pássaros voam numa formação em V?


Esse tipo de formação ajuda os pássaros a economizar energia. Aqueles que vão na frente reduzem a resistência do ar para os outros. Quando o líder se cansa, ele é substituído por outro mais descansado.

Por que o papagaio imita o que nós falamos e os outros animais não?

A capacidade de falar está assiciada ao formato da língua. Todos os animais que possuem língua redonda são capazes de emitir sons bem articulados, como a fala no ser humano. Se o animal tem capacidade mental para conseguir imitar a fala humana e tiver a língua redonda, como a nossa, imitará a fala. O papagaio, periquito, maritaca, cacatua, mainá etc. são pássaros que possuem língua redonda, por isso conseguem imitar nossa fala.