quinta-feira, 20 de março de 2008

Cuidados com a carapaça das tartarugas


As tartarugas podem sofrer com o problema da carapaça mole. Quando são pequenas, a carapaça desse animal costuma ser um pouco mais mole, mas que não necessariamente significa alguma doença. Já quando está adulta, a carapaça desse bicho pode ficar mole e aí sim pode significar alguma doença. Geralmente esse problema pode ser causado pela falta de vitamina D e cálcio, além da falta de banhos de sol. Se for observada no estágio inicial, pode ser curada com uma alimentação rica em cálcio e exposições ao sol mais freqüentes.

Se o problema já estiver num estágio avançado, talvez o bichinho precise receber injeções de cálcio. Para saber o melhor tratamento, sempre é bom procurar auxílio de um veterinário.

Entretanto, esse problema pode aparecer também se o animal sofrer alguma queda ou acidente. Nesse caso, é possível que o casco se parta e para salvar o bichinho é preciso procurar um veterinário o mais rápido possível.

2 comentários:

Anônimo disse...

obrigada pela ajuda estava mesmo a precisar apesar de nao saber que comida e rica em calcio ja pus a minha tartaruga a apanhar mais banhos de sol e depois dos banhos de sol a carapaça ate fica mais rija obrigada

Mario disse...

oi, gostaria de saber se tudo esta explicação serve para tartarugas que vivem em uma casa. Eu tenho uma tartaruga e eu gostaria de mantê-lo. Eu também tenho dois cães e se dão muito bem juntos. Agora, eu tive que comprar Frontline porque meus cães tinham pulgas, mas as tartarugas não foram infectados.