domingo, 23 de março de 2008

Peixes sentem dor, afirmam cientistas britânicos


Pescadores tomem nota: cientistas britânicos agora têm provas de que os peixes sentem dor. Ativistas de defesa dos animais estão em pé de guerra, após a divulgação do estudo ter mostrado como a truta arco-íris reagia ao desconforto. Eles classificaram a pesca com anzol como um ato cruel, enquanto os pescadores menosprezaram o estudo.

A pesquisa descobriu que os peixes têm receptores em suas cabeças e que a exposição a substâncias nocivas causava "mudanças adversas de comportamento e fisiológicas". "Isso preenche os critérios para dor animal", disse Lynne Sneddon, que chefiou a pesquisa, publicada na quarta-feira pela Sociedade Real, a academia nacional de ciência da Grã-Bretanha. Veneno de abelhas ou ácido acético foram injetados nos lábios de algumas trutas, ao mesmo tempo em que grupos de controle com outros peixes receberam uma solução salina ou foram simplesmente manuseados.

A truta injetada com veneno ou ácido começou a apresentar um movimento de "balanço" -- similar ao visto em vertebrados mais evoluídos. As que receberam injeção de ácido acético esfregaram seus lábios no cascalho do tanque. "Estas não parecem ser respostas de reflexo", disse Sneddon.

A equipe do Instituto Roslin e da Universidade de Edimburgo determinou que os peixes possuíam na cabeça receptores que respondiam a estímulos de danos a tecidos. Estaé a primeira vez que esses receptores são encontrados em peixes. Eles têm propriedades parecidas com as registradas nos anfíbios, pássaros e mamíferos, incluindo os seres humanos.

Nenhum comentário: