domingo, 23 de março de 2008

Golfinhos conseguem se reconhecer no espelho


Uma das funções consideradas mais complicadas e elaboradas da inteligência dos animais os golfinhos conseguem realizar: se reconhecer no espelho. Antigamente essa capacidade era considerada apenas de alguns primatas e dos seres humanos. 

O auto-reconhecimento é considerado muito raro no mundo animal. Nos seres humanos, essa capacidade se desenvolve entre os 18 meses e os dois anos. Através de experiências, golfinhos colocados em uma piscina com espelhos conseguiram se reconhecer.

Ao contrário do que se esperava, não reagiram com agressividade ou apatia como fazem alguns cães, gatos e peixes. Os golfinhos começaram a observar as marcas de tinta feitas por cientistas em seus corpos. Quando os rabiscos eram falsos, olhavam na direção do espelho e só voltavam a nadar depois de ter certeza de que não havia nenhum rabisco.

Nos últimos anos já se descobriu muito sobre esses mamíferos que surgiram há pelo menos 50 milhões de anos. O que se sabe até agora é que além de inteligentes, conseguem aprender as coisas com muita rapidez.

Nenhum comentário: