quarta-feira, 26 de março de 2008

Chimpanzés venceram humanos em teste de memória


Uma equipa de investigadores japoneses da Universidade de Quioto decidiu fazer uma competição de memória entre humanos e chimpanzés. Os resultados surpreenderam, com a vitória inesperada dos símios, desafiando, segundo os cientistas, a convicção vulgarmente aceite de que os primeiros são superiores aos segundos «em todas as funções cognitivas», noticia a Sky News.

De acordo com a edição electrónica da cadeia televisiva, o teste envolveu três chimpanzés com cinco anos de idade e doze humanos. «Ninguém conseguiria imaginar que os chimpanzés tivessem um desempenho melhor dos que os humanos em tarefas de memória», disse o investigador Tetsuro Matsuzawa.

Um dos testes realizados envolvia identificar sequências de números, de um a dez, num monitor de computador, que apareciam por breves instantes.

Os resultados mostraram-se surpreendentes, com os chimpanzés, apesar de não se mostrarem mais precisos que os humanos, a serem mais rápidos.

O melhor de todos os participantes foi um animal chamado Ayumu, que foi submetido a um segundo desafio, com nove estudantes universitários.

O chimpanzé voltou a ser o mais rápido e o melhor com 80 por cento das respostas certas, contra 40 por cento dos humanos, refere a Sky.

Um comentário:

Anônimo disse...

Oiiiee to passando para desejar uma boa semana. Que realize todos seus desejos. Mito sucesso co o blog... ate +