segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Dinossauros conhecidos como carnívoros ferozes eram herbívoros


Estudo de paleontólogos americanos indica que a maior parte dos dinossauros terópodes, exceto pelo Tiranossauro Rex e pelo Velociráptor, era herbívora e não carnívora, como se acreditava.

Concluíram com base em análises estatísticas que o regime alimentar de 90 espécies de dinossauros terópodes era constituído por plantas.

"Grande parte dos terópodes estava claramente adaptada a uma vida de predador mas, em certo momento da evolução até as aves, estes dinossauros se tornaram herbívoros.''

Pesquisadores encontraram cerca de meia dúzia de traços anatômicos que, estatisticamente, ligam a maior parte dos terópodes ao comportamento herbívoro, incluindo um bico desprovido de dentes.

"Após ter estabelecido uma relação entre certas evoluções anatômicas destes dinossauros e provas diretas de hábitos alimentares, buscamos quais outras espécies de terópodes compartilhavam os mesmos traço. Desta maneira, pudemos determinar os herbívoros e os carnívoros".

Aplicando esta análise, os pesquisadores determinaram que 44% dos terópodes, distribuídos em seis grandes linhagens, eram herbívoros. Já que o número de terópodes herbívoros era tão importante, super-carnívoros como o Tiranossauro Rex e o Velociráptor deveriam ser vistos "mais como uma exceção do que como uma regra", concluem os pesquisadores.

5 comentários:

Gaby Karol disse...

Ei amei o seu blog lindo mesmo entra no meu:
gostodeanimaisgabi.blogspot.com
Valeu beijos

Luna Lovegood disse...

Muito Interessante suas postagens Parabéns!
Acesse:
http://www.petminhavida.com

Autor do Blog disse...

Olá, adorei seu Blog, muito interessante, por favor dê uma olhadinha no meu - http://varios-assunto-s.blogspot.com/

Obrigada

Unknown disse...

olá mundo animal sera que tem como vcs participar do meu blog? http://www.blogger.com/blogger.g?blogID=5648706470506693683#overview/src=dashboard

Amigos dos animais disse...

gostei muito do seu blog adorei muito a sua matéria