domingo, 27 de dezembro de 2009

Cuidados ao salvar um cão acidentado


Se algum dia você estiver na rua e encontrar um cachorro machucado ou atropelado, não se desespere e muito menos despreze a dor do animal. É importante que esteja preparado, pois ele dependerá dos seus cuidados para ser ajudado em uma situação de emergência.

Um cão ferido normalmente estará com dor e muito assustado. E, a não ser que se sinta muito seguro com a sua presença, poderá tentar fugir ou até mesmo mordê-lo. Com base nisso, algumas dicas poderão lhe garantir sucesso no salvamento.

Em primeiro lugar, tente se aproximar lentamente falando em um tom de voz tranquilizador. Quando estiver perto, abaixe-se e continue falando, observando seus olhos e expressão facial: se o cão estiver com os olhos bem abertos e rosnando, evite tente fazer carinho; se estiver tremendo, com a cabeça baixa e com “cara de sorriso", toque com carinho nele para que se sinta mais calmo, começando embaixo da mandíbula. Se ele permitir, faça carinho na cabeça.

A seguir, passe uma guia ao redor de seu pescoço. Use o material disponível, como uma corda, gravata, cinto ou pedaço de pano. Se você estiver sozinho, prenda a guia em algum objeto fixo, como uma cerca. Puxe o cachorro para perto desse objeto e amarre a guia de maneira que ele não consiga mexer a cabeça.

Em seguida, faça uma focinheira para sua proteção: com um pedaço longo de corda, tecido ou gravata, faça uma volta ao redor do focinho do cachorro, com um nó simples embaixo do queixo. Puxe as pontas para cima e amarre atrás das orelhas com um laço.

Com esses cuidados preliminares o animal estará pronto para ser levado a um médico veterinário, que terá condições de fazer exames e constatar a extensão dos ferimentos e o tratamento necessário.

6 comentários:

Lindinha disse...

Adorei o seu blog muito boum

Bruno disse...

Olá! O teu blog está muito fixe!
Gostava que visitasses o meu, se não te importares... xD
E também que comentasses e acima de tudo votar no fim da página, outra vez - se não te importares...

http://osmeusanimais.pt.vu/ Thanks

Sinceramente:
Bruno Moreira & Os meus Animais!

arca_animalis disse...

Olá,
O teu blog está cada vez melhor. Este último post é bastante pertinente e interessante.
Desculpa não ter feito comentários há algum tempo, mas é que tenho estado muito ocupado.
Tenho visual novo. Por favor visita e comenta.
Boa Páscoa!

Sol - Adote SE disse...

Olá, estou iniciando esse blog com o intuito de ajudar animais abandonados em minha cidade. Adoraria q vcs pudessem ajudar a divulgá-lo. Obrigada

Animal em Risco disse...

Gostei do blog, excelente!

Animal em Risco
(www.animalemrisco.blogspot.com)

Anônimo disse...

Oiie adorei seu blog, adoro qualquer coisa que fale sobre animais, estou começando um blog para lutar contra o abandono e crueldade cometidos contra os animais, ainda sou nova, gostaria que passasse lá :D beijos
http://contraoabandonodeanimais.blogspot.com/