terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Pintassilgo demora fazer seu ninho


O macho do Pintassilgo costuma ser sempre mais vistoso e bonito do que a fêmea. Ele possui o peito coberto por um colete de amarelo-limão, as asas e a cauda são pretas, marcadas de branco e a cabeça tem um "chapéu" bem preto. Já a fêmea tem a coloração amarelada pálida embaixo e as partes de cima são amarelo-oliva, com riscas marrons.

De canto melodioso, o Pintassilgo dá preferência às áreas arborizadas, onde se alimenta de ervas, sementes de coníferas e alguns insetos. Seus filhotes aproveitam para comer sementes parcialmente digeridas.

A espécie começa a fazer seu ninho muito tarde e a construção pode avançar até o Verão. Ele utiliza grama, casca de árvores e talos e forrados com penugem, e em geral é feito perto do chão, numa forquilha de arbusto ou árvore.

Há pelo menos seis tipos de Pintassilgos na América do Sul: o Pintassilgo-de-cabeça-preta, o Pintassilgo-do-Nordeste, o Pintassilgo-comum, o Pintassilgo-de-barriga-amarela, o Pintassilgo-da-venezuela e o Pintassilgo de gravata.

No Brasil, ele é encontrado entre a Bahia e o Sul. Também pode ser visto no Mediterrâneo, Ásia Central, mas são mais predominantes na Europa. Nas zonas mais frias, só é encontrado no Verão, migrando para regiões temperadas no Inverno.

Nenhum comentário: