terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Como conviver com seu cãozinho cego


Quando o dono percebe que seu cão de estimação já não consegue apanhar com agilidade o brinquedo preferido, ou está com dificuldade para chegar ao prato de ração, e até esbarra nos móveis e tropeça nos degraus da escada, atenção, pois ele pode estar sofrendo algum problema na visão.

É o momento de buscar orientação médica, pois seu amiguinho pode ficar cego. Mas isso não significará que ele fique incapacitado, pois as pesquisas demonstram que o cão se adapta muito melhor que o humano à falta de visão.

Quando a perda do sentido visual é progressiva, como no caso da atrofia da retina, que ocorre ao longo de meses, o cão tem tempo para se acostumar. Contudo, há situações em que as alterações comportamentais são mais bruscas, como as provocadas por acidente. Mas, sempre é uma questão de tempo e paciência até que ele se adapte à nova situação.

O dono precisará ser cuidadoso com a deficiência e evitar mudanças na mobília da casa ou deixar objetos espalhados pelo chão, para não pegá-lo de surpresa. Uma opção interessante é marcar os pés das mesas e cadeiras, a soleira das portas e o primeiro degrau das escadas, com um perfume forte (de preferência, diferente daqueles usados pela família). Isso o ajudará a se guiar pela casa e desviar dos obstáculos, uma vez que o olfato continuará apurado.

Outro cuidado importante é não mudar o local das refeições dele. Em casas com piscina, é fundamental cobri-la ou bloquear o acesso. Além disso, procure sempre manter contato através da voz ou ruídos característicos (de sapato, pulseiras), para que ele se guie pelos sons e possa se localizar mais facilmente. Tambem é interessante presenteá-los com brinquedos que tenham sons ou cheiros, pois mesmo cego continuará querendo se divertir.

Um comentário:

Anônimo disse...

gostei muito dessa postagem, pois meu cachorro está com onze anos, e eu quero estar preparada se acontecer de ele ficar cego. adorei o blog!