terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Por que os gatos conseguem cair de pé?


Quando um gato salta ou sofre queda de algum lugar, ele sempre consegue cair de pé. E isso acontece por causa de sua fisiologia. Ou seja, sempre que o gato está numa posição desconfortável, ocorre um aumento de pressão na região, funcionando como alerta. Essa mensagem de alerta é enviada para o sistema nervoso, que manda vários sinais elétricos para o aparelho locomotor, em especial, os músculos. Assim, os músculos, realizam uma série de movimentos instintivos que fazem o corpo do animal recuperar o equilíbrio.

O gato também é ajudado nas quedas pelo seu pequeno corpo, estrutura óssea leve e pelo espesso, o que diminui a velocidade de queda e suaviza o impacto. Alguns conseguem até achatar seu corpo como um paraquedas, para criar mais resistência ao ar e cair mais vagarosamente.

Uma explicação mais simples é que quando um gato pula ou cai de um local alto, ele usa sua visão ou seu labirinto (sistema de equilíbrio localizado no ouvido interno) para determinar o que é acima ou abaixo e então gira seu tronco para que as patas fiquem para baixo. A sua traseira segue o movimento. Mesmo os filhotes podem cair sem medo, pois a maioria aprende a dominar a habilidade quando possuem apenas sete semanas de vida.

Mesmo com a Natureza a seu favor, é bom tomar cuidado ao abrir as janelas para seu bichano. Um pássaro pode facilmente distraí-lo o suficiente para que ele perca o equilíbrio, fazendo com que ele se machuque em quedas, mesmo caindo sob suas patas.

2 comentários:

arca_animalis disse...

Olá,
O teu blog está muito bonito.
Ainda bem que também gostas muito de animais, nos dias de hoje isso já parece ser muito raro!
Eu nas minhas encomendas(por enquanto encerradas)costumo usar os seguintes programas de imagem: photofiltre e photoscape.
Vai comentando no meu blog sempre que possas...

Jorge Ramiro disse...

A foto é muito engraçada. Parece que ele realmente está preso ao teto. Eu tenho um cão e um gato na minha casa. E a minha casa está cheia de brinquedos para cachorro, há brinquedos em todos os lugares, em todos os cantos da casa. Eles compartilham os brinquedos.